Problemas financeiros afetam a vida no trabalho

Mulher tentando resolver seus problemas financeiros

Como os problemas financeiros dos colaboradores podem afetar a sua empresa?

A quantidade de pessoas com problemas financeiros no Brasil é expressiva. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias brasileiras endividadas chegou a 78,9%.

A educação financeira é indispensável, já que pode ajudar as pessoas a se organizarem melhor financeiramente, não se tornando devedores.

Engana-se quem pensa que a vida financeira do colaborador é um problema apenas pessoal.

Neste artigo iremos abordar quais como os problemas financeiros do colaborador afetam o ambiente de trabalho e como os Recursos Humanos podem melhorar esse cenário.

Por que a saúde financeira do seu time importa

Após o período de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 o mundo está retornando a normalidade e tentando regenerar os setores que foram afetados nesse período, principalmente o financeiro.

O desemprego foi uma triste realidade enfrentada por brasileiros nos últimos anos.

Segundo o IBGE, no 3º trimestre de 2022 o número de desempregados no Brasil chegou a 9,5 milhões. 

Apesar do número impressionante, a taxa de desemprego caiu para 8,7% nesse período pós pandemia, sendo a maior queda nesta categoria desde 2015.

Mesmo com a volta do trabalho presencial, novas oportunidades de trabalho e crescimento do número de vagas de emprego em diversos setores, muitas pessoas ainda convivem com problemas financeiros.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Salary Finance, empresa que oferece benefícios com recursos voltados para a educação financeira do colaborador, o estresse na vida financeira dos 3 mil trabalhadores entrevistados é tão grande que consome cerca de 13 a 18% do salário anual.

O estudo também constatou que 42% dos colaboradores enfrentam problemas financeiros, causando dificuldade para focar no trabalho além de gerar questões de saúde mental como ansiedade e depressão.

Colaborador com problemas financeiros: como identificar

Identificar um colaborador com problemas financeiros vai muito além de saber a situação dele nos serviços de proteção ao crédito, por exemplo. 

Desde problemas físicos até questões emocionais, a vida financeira do colaborador pode impactar de forma negativa.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) com colaboradores de diversas empresas ao redor do país, mostrou que somente 16% dos entrevistados conseguem usar o salário para pagar as contas de forma integral, reflexo do bom uso da educação financeira

Profissionais que enfrentam dificuldades na vida financeira apresentam um quadro de desmotivação, sendo que o seu salário já não é suficiente para manter as contas em dia.

Pedidos de aumento ou adiantamento de pagamento, venda de benefícios para terceiros, são alguns dos pontos em que é possível observar que o colaborador não está com a sua vida financeira estruturada.

Produtividade

Quando se fala em produtividade dentro da empresa é preciso observar diversas questões. 

Gestores e Recursos Humanos precisam estar atentos não somente aos índices de produtividade e metas alcançadas, mas ao bem-estar do colaborador no geral, incluindo a sua vida financeira.

Segundo um estudo da ABEFIN, 96% dos profissionais de RH das empresas entrevistadas disseram que funcionários com problemas financeiros tendem a ter problemas de produtividade, e que consequentemente impactam no crescimento do negócio.

O colaborador que enfrenta dificuldades financeiras em sua maioria não abre essa realidade para o RH ou para os gestores.

Uma pesquisa elaborada pela Employee Wellness Survey em parceria com a PwC apresentou um grande problema, em que 43% dos trabalhadores entrevistados passam cerca de três horas do seu horário de trabalho procurando soluções para resolver sua vida financeira.

Saúde Mental

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é o bem estar de uma pessoa que está apta para conviver em sociedade e cumprir com as suas atividades do cotidiano.

A saúde mental do colaborador é um tema que vem sendo discutido ao redor do mundo mesmo antes da pandemia e após esse cenário em que problemas como ansiedade e depressão aumentam a cada dia que passa, é preciso estar atento aos fatores que impactam na saúde emocional dentro da empresa.

Uma pesquisa realizada em 2022 que entrevistou diversos colaboradores para entender como problemas jurídicos podem afetar a saúde mental dentro das organizações.

Problemas com relação à vida financeira ficaram em terceiro lugar no ranking dos principais dilemas jurídicos que o colaborador enfrenta.

A PwC, empresa de bem-estar financeiro, fez uma pesquisa em 2021 e constatou que 63% dos entrevistados tiveram mais problemas na sua vida financeira desde o período do começo da pandemia.

De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho durante o ano são perdidos devido aos problemas de saúde mental.

Absenteísmo e presenteísmo

Existem alguns indicadores em que é possível verificar o bem-estar do colaborador.

O absenteísmo e o presenteísmo são comportamentos presentes em funcionários com dificuldades na vida financeira.

Absenteísmo acontece quando o colaborador acaba por se ausentar do trabalho em razão de problemas de saúde, acidentes de trabalho ou até mesmo por ordem legal.

Nos casos de absenteísmo podem existir doenças ocupacionais como o burnout, que afeta a saúde mental do colaborador e assuntos pessoais como a vida financeira, que por vezes provoca desconforto para o funcionário e acaba por gerar problemas de saúde.

Já o presenteísmo é um comportamento que está caracterizado pela presença do colaborador no ambiente de trabalho, porém mesmo presente fisicamente, a sua mente está focada em outras questões, o que afeta a sua produtividade e dedicação.

Não entregar suas tarefas dentro do prazo ou fazer horas extras e mesmo assim não aumentar o rendimento, são exemplos do presenteísmo dentro das empresas e mostram que o funcionário não está focado em suas atividades, muitas vezes em razão de problemas financeiros ou pessoais.

Quais os principais impactos dos problemas financeiros no trabalho?

Já está claro que os problemas financeiros do colaborador impactam diretamente na produtividade e no clima organizacional, mas existem alguns pontos que apresentam maior incidência quando se fala em profissionais passando por esse tipo de dificuldade.

Mas como entender quais são os principais impactos dentro da empresa?

Gestores e RH precisam estar alinhados para observar quando colaboradores apresentam problemas financeiros e atuar de forma assertiva para impedir que essas questões se agravem e afetem o ambiente de trabalho.

Rotatividade

Um estudo com mais de 600 empresas feito pela empresa Mercer, especializada em consultoria organizacional, mostrou que uma das principais razões para os altos índices de rotatividade dentro das empresas são problemas financeiros.

Colaboradores endividados tendem a pedir demissão ou fazer algum tipo de acordo para que a empresa faça o desligamento e com os valores rescisórios conseguir quitar suas dívidas e organizar a vida financeira.

Também é muito comum que os profissionais com problemas financeiros estejam sempre procurando vagas com salários maiores. 

A falta de educação financeira faz com que o pagamento nunca seja suficiente para manter as contas e o colaborador que se sente desmotivado precisa estar sempre à procura de um emprego com salário mais alto.

Desempenho

É possível perceber que a vida financeira do colaborador afeta não somente a ele mesmo, mas também todos os que estão ao seu redor. 

Como explicado anteriormente, a produtividade de uma pessoa que enfrenta problemas financeiros não é a mesma de alguém que está com a sua vida financeira em dia.

Um funcionário com problemas financeiros não consegue estar completamente focado em seu trabalho, precisando eventualmente ser afastado de suas atividades em razão dos problemas de saúde mental ocasionados pela falta de educação financeira.

Nesse tipo de situação onde ocorre o afastamento ocupacional de um colaborador, o restante do time acaba sendo sobrecarregado já que as tarefas serão repassadas para outras pessoas.

O desempenho do departamento não será o mesmo e os colegas de trabalho acabam desmotivados.

Como melhorar a vida financeira do seu colaborador

Hoje no mercado é possível encontrar vagas de emprego com diversos modelos de trabalho.

Sistemas de trabalho híbrido, presencial ou remoto são realidades no cenário pós pandêmico.

Com esse distanciamento entre os Recursos Humanos e o funcionário fica cada vez mais difícil acompanhar os dilemas que o colaborador enfrenta, sobretudo com relação à sua vida financeira.

Nesses momentos os benefícios são de grande importância porque eles vão auxiliar o RH a administrar questões do colaborador, mesmo que à distância.

Proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores é uma preocupação constante de todas as grandes empresas, tendo em vista que em todo o conteúdo deste artigo mostramos como os problemas financeiros e pessoais afetam a produtividade dentro do ambiente de trabalho.

A sociedade ainda vive um período de transição pós pandemia e precisa buscar soluções que resolvam os dilemas que os últimos anos deixaram.

Aluguéis atrasados, renegociação de dívidas de cartões, juros abusivos e outras questões jurídicas que afetam a vida financeira do colaborador fazem com que o RH precise ofertar pacotes de benefícios que auxiliem o funcionário a resolver seus problemas financeiros.

Benefício Jurídico do LegalPass

Pensando nas necessidades apresentadas, um dos benefícios ofertados que pode fazer grande diferença na vida do colaborador na hora de resolver suas pendências é o apoio jurídico.

O LegalPass oferece esse benefício às empresas, contando com uma rede de advogados para analisar casos e se necessário seguir com processos, além de uma plataforma com serviços que irão auxiliar os colaboradores e o RH da organização.

Temos uma variedade de artigos informativos como esse que podem auxiliar no entendimento de questões jurídicas. Conheça o benefício de apoio jurídico do LegalPass

 

Compartilhe nas redes sociais

Publicações relacionadas

Qual a sua dúvida?

Clicando no botão abaixo sua mensagem aparecerá no WhatsApp e você precisa enviá-la ao advogado escolhido. Em seguida o profissional dará continuidade ao seu atendimento por lá.

[rs-search-form type="full"]
Filtros
[rs-search-form type="full"]
Como foi sua experiência com este advogado?
5/5
[rs-comment-form]